EMPRESAS DOS ESTADOS UNIDOS E DA COREIA DO SUL ASSINAM NOVOS ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA REATORES MODULARES | Petronotícias





EMPRESAS DOS ESTADOS UNIDOS E DA COREIA DO SUL ASSINAM NOVOS ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA REATORES MODULARES

Empresas sul-coreanas e americanas assinaram novos acordos de cooperação em pequenos reatores modulares (SMRs). As parcerias foram firmadas durante a visita do presidente coreano Yoon Suk-yeol aos EUA. AKorea Hydro & Nuclear Power e o Export-Import Bank of Korea (KEXIM) assinaram um memorando de entendimento para cooperar com a americana NuScale Power. Enquanto isso, a SK e a Korea Hydro & Nuclear Power (KHNP) concordaram em colaborar com a TerraPower.

O memorando entre NuScale, Doosan e KEXIM visa fortalecer a colaboração entre as três partes e apoiar a implantação do pequeno reator modular da NuScale. “Este anúncio alavanca e reforça um relacionamento existente entre a NuScale e a Doosan, e destaca as oportunidades de fabricação doméstica e global para construir SMRs em todo o mundo”, disse a NuScale.

O memorando descreve áreas de cooperação, como marketing, suporte técnico e desenvolvimento adicional de uma cadeia de suprimentos global, enquanto Doosan e NuScale se comprometem a fortalecer sua cooperação para implantar plantas NuScale VOYGR globalmente. Especificamente, a Doosan se comprometeu a ajudar a estabelecer uma cadeia de suprimentos baseada nos EUA para a produção do NuScale Power Module por meio da expansão da capacidade e do avanço da tecnologia de fabricação.

Com a assistência da KEXIM, a Doosan e a NuScale poderão implantar plantas NuScale VOYGR em todo o mundo e utilizar uma cadeia de suprimentos coreana ao implantar plantas NuScale no mercado asiático”, disse a NuScale.

O NuScale Power Module é um reator de água pressurizada com todos os componentes para geração de vapor e troca de calor incorporados em uma única unidade, gerando 77 MWe, que em setembro de 2020 se tornou o primeiro projeto SMR a receber aprovação da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA. A NuScale oferece as unidades como usinas VOYGR: uma usina VOYGR-12 composta por 12 módulos é capaz de gerar 924 MWe. A empresa também oferece plantas de quatro e seis módulos e outras configurações com base nas necessidades do cliente.

TerraPower-SK-KHNP-April-2023(TerraPower)Enquanto isso, a TerraPower anunciou que assinou um acordo de colaboração com SK e KHNP apoiando a demonstração e comercialização do reator Natrium e sistema integrado de energia. SK Inc e SK Innovation – ambas afiliadas do SK Group, o segundo maior conglomerado da Coreia – investiram US$ 250 milhões na TerraPower em agosto do ano passado durante um aumento de capital de US$ 830 milhões, o maior aumento privado entre empresas nucleares avançadas até o momento.

A adição do KHNP, um desenvolvedor nuclear reconhecido globalmente, fortalece ainda mais a equipe que colabora para trazer o reator Natrium ao mercado”, disse a TerraPower.

Essas parcerias são críticas para o primeiro reator Natrium e as muitas instalações adicionais que planejamos construir nos Estados Unidos e no mundo”, acrescentou o presidente da TerraPower, Chris Levesque.“Já temos um parceiro forte na SK e esperamos adicionar a reconhecida experiência global da KHNP como um parceiro de longo prazo para ajudar a obter os benefícios da energia nuclear avançada. O anúncio de colaboração de hoje, apoiado por líderes governamentais e corporativos, exemplifica ainda mais o importante papel que os setores público e privado têm em trazer novas tecnologias ao mercado”, finalizou.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of